top of page

Agora é a nossa vez

3432432.png

Vamos transformar Lourosa numa capital do bem-estar

É altura de servir as pessoas de Lourosa e construir uma cidade atraente e voltada para o seu bem-estar!

A FEIRA DOS DEZ

A nossa feira dos dez há muito que não serve bem a população local nem os feirantes.

1. Casas de banho - A feira tem apenas umas muito velhas casas de banho na zona sul, no apoio ao equipamento desportivo aí existente, que é manifestamente insuficiente
para as necessidades de tantas pessoas que acorrem ao mercado semanal, nomeadamente aos que se colocam e visitam a parte norte da feira. Infelizmente acabam por recorrer a construções devolutas para preencher as suas necessidades de forma pouco dignificante para eles próprios e para a população.

Propomo-nos construir umas casas de banho, na zona da feira ou em construção adjacente

1.jpg
2.png

2. Espaços de mercado  - Ouvindo os feirantes percebemos que a organização do mercado não corresponde às suas necessidades. A organização do mercado é quase caótica, nestes dias de verão, o que ainda se complica mais nas condições climatéricas do inverno. Propomo-nos reorganizar o mercado, colocando os lugares de mercado dotados dos meios necessários para a instalação adequada e digna dos respetivos espaços de venda, exigindo de todos o cumprimento das regras.

3. Local de encontro e apoio no mercado - Para os que querem encontrar-se, ou para as crianças que acompanham os seus pais nos dias de mercado, apenas restam disponíveis os muretes e bancos que cercam a capela, ou o telheiro das salas da capela. Construiremos espaços cobertos, do sol e da chuva, para permitir que aí se possa pôr a conversa em dia, jogar às cartas ou dominó e fazer as brincadeiras próprias das crianças.

4. Lixo na feira - É só ir ao espaço da feira e ruas circundantes, em finais de mercado de sábado ou de domingo, para sentirmos todos uma enorme vergonha pela quantidade de lixo que por aí se espalha. Se uma parte se deve à falta de civismo de todos, a maior culpa deve-se à inexistência de contentores distribuídos pelo espaço do mercado que permita e obrigue todos a aí depositarem o seu lixo. Em todos os espaços onde haja aglomeração significativa de pessoas tem de existir, de forma permanente ou ocasional, equipamento adequado à recolha e separação do lixo produzido. Depois é educar e exigir que todos, sem exceção, deixem tão limpo como encontraram.

6.png
4.png

5. Estacionamento - Nos dias de mercado é preciso disponibilizar um espaço maior de estacionamento, que pode ser alugado e não tem de ficar adjacente e a fazer pressão sobre o espaço de mercado. No resto dos dias, não são as viaturas que utilizam o espaço como estacionamento que causam a degradação do piso. A degradação deve-se apenas à falta de meios adequados (argolas, espigões e tubos, instalados no solo, que permitam amarrar as espias das tendas de cobertura, adequados aos espaços de mercado oferecidos).

LAZER

Na nossa opinião a cidade de Lourosa deve evoluir para se tornar a “Capital do Bem Estar”, proporcionando às pessoas que nela vivem e às que a visitam, experiências agradáveis em termos de infraestruturas existentes, de organização da cidade, de equipamentos de lazer e da organização de eventos.

1. Parque na Via Estruturante - Lourosa precisa de um parque, digno desse nome, na zona baixa da cidade, que há muito é desejado por grande parte da população e que nos propomos construir entre o lugar do Além e a rotunda do Casalinho. Nas fraldas da Encosta de Além, aproveitando os ribeiros que aí correm, com espaços de desporto, convívio, com passadiço que ligue ao atual parque da cidade, lagos e zonas verdes e de sombra. Para toda a família e para todas as famílias. Que possa servir todas as gerações e de forma saudável para todos.

5.png
10.png

2. Trilhos e Rotas - É assustador caminhar nas nossas estradas e ruas, pela desorganização dos passeios, estacionamentos e zonas de passagem de peões. A ciclovia da via estruturante é a única via onde se pode caminhar com alguma segurança.

Lourosa tem muitos locais de interesse – lugares históricos, ribeiros, vielas, lavadouros e fontes, zonas florestais, caminhos antigos, zoo e parques – que podem ser ligados por trilhos organizados e deviamente sinalizados, com passagens de peões e elementos de segurança e com um folheto explicativo dos locais a visitar.

Muitas das pessoas da nossa cidade gostam de caminhar e precisam de caminhar e têm de ir fazê-lo para as freguesias vizinhas, pois a nossa cidade não criou ainda as condições necessárias. Propomo-nos organizas vários trilhos e caminhadas periódicas, com níveis de exigência diferenciados, que possam servir as diferentes gerações e diferentes tipos de pessoas, mas que garantam a segurança de todos.

3. Locais de Convívio distribuídos pela cidade - As intervenções executadas nos espaços comunitários nos últimos tempos têm privilegiado critérios de estética, ainda por cima muito duvidosa, em detrimento da sua utilização pelas pessoas. Ter a Feira dos Dez sem um único banco para convívio, o arraial com bancos metálicos, a maioria ao sol e no empedrado, apenas para apreciar o bom que seria estar debaixo das árvores, com os pés na relva, como era antes da intervenção aí efetuada. Que saudades do coreto que permitia tantas brincadeiras aos mais novos… Abriremos todos os espaços à utilização das pessoas de Lourosa, dotando-os de imensos locais de convívio.

4. Espaços para ciclistas - A nossa cidade está cada vez mais vocacionada para os carros. Quando todas as outras cidades do mundo se direcionam para as pessoas e para formas mais sustentáveis de viver, a nossa cidade tem investido os maiores recursos a abrir estradas, a impermeabilizar os solos e a construir parques de estacionamento. Comprometemo-nos a estudar diferentes tipos de trilhos e pistas que sirvam os muitos ciclistas de Lourosa e a realização de eventos que possam atrair à nossa cidade muitas outras pessoas. A nossa cidade deve voltar-se para o futuro e tornar-se mais amiga do ambiente. Queremos que toda a cidade seja amiga das pessoas, dos caminhantes e dos ciclistas e não ter apenas um esboço de ciclovia, que não é utilizada por ser manifestamente desadequada e insuficiente.

7.png

MOBILIDADE

As nossas ruas, avenidas e estradas contam parte da história de Lourosa. Por entre antigas fábricas, e campos de cultivo, nasceram ao longo do tempo novos edifícios comerciais e de habitação. As nossas estradas e ruas continuam sem acompanhar uma vila que se tornou cidade. O atual planeamento da mobilidade em Lourosa é o mesmo de há 25 anos, carente de manutenção e de novas soluções capazes de responder às necessidades dos lourosenses Queremos solucionar rapidamente os temas de segurança que se impõem há anos, redesenhar a mobilidade em Lourosa com novas ideias, horizontes abertos e conscientes do que melhor se faz nesta temática.

1. Passadeiras, sinalética horizontal e lombas – Propomo-nos reforçar a visibilidade da sinalética horizontal, (passadeiras mas não só) e implementar soluções de redução de velocidade, à semelhança de outras freguesias vizinhas, com menores custos de manutenção e maior segurança para peões e condutores.

14.png
14.jpg

2. Estradas e cruzamentos seguros - Os cruzamento da Cadinha, da Rua do Souto com a Rua do Comércio e da Rua dos Malmequeres com a Rua 25 de abril são exemplos de como Lourosa se resignou perante os problemas da regulação de trânsito e é incapaz de encontrar soluções simples que mitiguem o risco de acidente e melhorem a segurança na utilização daquelas zonas. Propomo-nos a instalar imediatamente espelhos segurança rodoviária, nos cruzamentos da Cadinha e da Rua dos Malmequeres com a Rua 25 de abril. Iniciaremos também de imediato o estudo dos fluxos de transito no cruzamento da Rua do Comércio com a Rua do Souto.

17.png

3. Passeios – A ausência de zonas de circulação para peões, coloca, diariamente crianças e adultos em risco e exclui as pessoas com mobilidade reduzida. No dia em que todos os proprietários tiverem recuado para dar espaço para passeios, arriscamo-nos a que já não haja habitantes em Lourosa. Esta ideia de que não há outra solução senão esperar que os outros façam por nós, é mais um exemplo de como Lourosa necessita de sangue novo, novas ideias e formas de pensar, que não estejam ancoradas ao passado. Vamos procurar soluções, em cada rua, para viabilizar um passeio acessível a todos e que permita a circulação de peões em segurança.

16.png

4. Trânsito na Escola EB2,3 - Os pais que diariamente têm que deixar os seus filhos no Agrupamento de Escolas Antonio Alves Amorim, conhecem bem a hora de ponta de Lourosa. A organização do trânsito na entrada e saída dos alunos é caótica. Propomo-nos a implementar uma solução de drop-off e recolha dos alunos que se deslocam por carro, idêntica as que encontramos em aeroportos e serviços de recolha de passageiros, privilegiando a segurança das crianças em todo o processo.

13.png

INFRAESTRUTURAS BÁSICAS

A cidade de Lourosa marcou a sua posição no concelho de Santa Maria da Feira, no passado distante, sobretudo face à existência de recursos e infraestruturas diferenciadores. Ao longo dos anos, alguns destes recursos e infraestruturas deixaram de existir e não foram substituídos por outros que respondessem às novas necessidades da população. Esta candidatura pretende recuperar essa lacuna e voltar a colocar Lourosa em destaque com infraestruturas que respondam às necessidades e sejam inovadoras no tipo de resposta a dar.

321321321321312.png

1. Lar para Idosos - Lourosa é quase única na ausência desta resposta às necessidades da sua população, sendo triste assistir à dispersão dos nossos idosos por todas as freguesias vizinhas e outras não tanto próximas, quando precisam de recorrer a este recurso. Sendo apresentado recorrentemente como projeto, já há muitos mandatos pelo partido no poder autárquico, a verdade é que nunca passou de tal. O nosso compromisso é de reunir as entidades e recursos para concretizar o mais rápido possível a sua construção, pois para tal, ontem já era tarde.

2.  Equipamento Multi-Usos - Quase todas as entidades que desenvolvem atividade em Lourosa, públicas ou privadas, construíram o seu salão. E, atualmente, nenhum dos salões existentes na cidade serve as reais necessidades da população em termos recreativos, culturais e desportivos. Alguns salões já desapareceram, outros estão sem utilização e a maioria serve exclusivamente e com limitações um fim específico para que foi construído. O que propomos é reunir as boas vontades, as entidades e os recursos, do governo local ou central, que permitam a construção de um equipamento único multiusos, com dimensão e caraterísticas apropriadas, que possa estar ao serviço de todas as associações recreativas, desportivas ou culturais da cidade, deixando de ser necessário fugir da nossa cidade para freguesias vizinhas, para desenvolver a atividade ou fazer apresentações ao público.

2321321312421432.png

3. Crematório - Os nossos cemitérios estão a ficar esgotados, como se pode verificar pela forma extensiva como todo-o-terreno no seu perímetro está ocupado. Urge encontrar soluções que permita resolver as necessidades da população, não aumentando a área disponível para cemitério, que dado o seu confinamento atual, implicaria construir um terceiro cemitério. As alternativas disponíveis são a criação de gavetões e a construção de um crematório. Dada a sensibilidade que a cremação pode ter para uma parte da população, mesmo sabendo que já há muitos Lourosenses a recorrer a esta solução, propomos a realização de um referendo sobre a construção de um crematório em Lourosa, que a ser aprovado, tenderia a ficar localizado numa zona periférica da cidade.

345321rff3r1r.png

4. Albergue para Peregrinos - A nossa cidade é atravessada diariamente por peregrinos a caminho de Fátima e de Santiago de Compostela, que muito beneficiariam com a construção de um albergue. Passam nas nossas ruas pessoas de todo o mundo e de todo o país, sendo uma excelente ocasião para, a par de lhes proporcionar um lugar de repouso, lhes dar a conhecer o nosso património, a nossa história passada e recente, com foco na atividade da cortiça.

Não faltam na nossa cidade casas em ruínas e devolutas, pelo que o nosso compromisso é na identificação de um espaço conveniente, a sua aquisição e remodelação para um albergue, cuja sala nobre tenha um pouco da nossa história.

5. Pala de Proteção na Capela Mortuária - A capela mortuária de Lourosa, além de pequena, não protege adequadamente as pessoas que estão no exterior quando faz sol ou chuva intensa. A nossa proposta é a construção urgente de uma pala protetora, que permita a presença protegida de um grupo grande de pessoas no exterior da capela.

AMBIENTE

Acreditamos que todos merecem viver com qualidade de vida, saúde e bem-estar. Há muito a fazer para que os Lourosenses assim possam viver: muito lixo, poucas zonas verdes, poucas sombras e muita poluição por todo o lado.

1. Limpeza Urbana - A recolha do lixo de grandes dimensões, o retirar dos dejetos dos cães das nossas ruas, a colocação de contentores e separadores do lixo em locais de presença de grandes grupos de pessoas e a criação de sistema de limpeza e lavagem das ruas centrais da nossa cidade.

ffdsf3qdf.png
324152344ff.png

2. Parque da Cidade - O Parque da Cidade foi construído em cima do aterro tóxico de 2 pedreiras, sem ter havido o prévio cuidado de ter tratado ou retirado o lixo aí existente. Não obstante as insistências feitas junto do executivo, não foram realizadas as análises de radioatividade. A contaminação das estradas, águas e solos adjacentes é evidente, degradando que por aí passam. Que consequências terá tudo isto na saúde de quem frequenta o parque da cidade? Porque não crescem aí árvores ou até arbustos? Que perigos aí se escondem e poderão atingir os utentes do parque? Procuraremos fazer os estudos e análises que identifiquem os problemas e as soluções a tomar…

3. Os Rios - Em Lourosa nascem várias linhas de água, que chamamos habitualmente de rios, e que na nossa cidade servem apenas para lançar todo o tipo de resíduos, que matam toda a vida, trazem mau-cheiro e poluição. Defendemos que devem ter um papel importante na vida da comunidade e na nova imagem da cidade, pelo que nos propomos limpá-los e inseri-los na vida das pessoas, através da construção de trilhos naturais pedestres e ciclovias que os percorram.

5432rffgdsg34t3w.png
43214trfegerwqr.png

4. Árvores e Sombras - É só olhar à volta, onde quer que estejamos, para perceber que a cidade de Lourosa não gosta de árvores. Nas últimas décadas, foram muito mais as árvores cortadas ou arrancadas do que as que foram plantadas. As árvores têm sido vistas sempre como um problema e não como uma oportunidade. As sombras são um dos benefícios imediatos e mais visíveis, que temos de aumentar. Propomo-nos plantar pelo menos 150 árvores e dinamizar também os privados para esse efeito. Vamos fazer da cidade de Lourosa, uma cidade amiga das árvores, da floresta e da sombra, num clima cada vez mais quente.

CULTURA E DESPORTO

A Cultura e o Desporto deviam ser os pilares da nossa cidade. A cultura preserva as nossas raízes, une gerações e abre espaço à criatividade e à diversidade. O desporto promove saúde, bem-estar e inclusão para todos, em qualquer idade ou condição. Juntos, cultura e desporto caminham lado a lado, como motores de identidade, união e qualidade de vida. Pela sua importância, queremos fazer deles a estrutura de uma cidade mais ativa, saudável e orgulhosa de si mesma.

1. Antigo Pavilhão e Campo de Treinos - O pavilhão, que durante anos foi o centro do ténis de mesa, está desde 2018 obsoleto, inutilizado e inutilizável. A sua recuperação permitirá que os atletas tenham um local regular de treino, que competições e eventos voltem à cidade e que se recupere um ponto d e encontro e lazer. Clubes e identidade além-fronteiras, como o F.C.Cadinha, por exemplo, treinam em freguesias vizinhas. Pedem soluções há anos e o campo de treinos está abandonado. Vamos transformá-lo num centro multidesportivo, adaptado a diversas modalidades.

213424rewfrwfdsf.png

2. Novas Modalidades e Atividades para Todos - Promover parcerias com associações e clubes locais. Manter e ampliar iniciativas que promovem saúde e desporto, como por exemplo, a Corrida Rosa. Permitir que os jovens conheçam novas modalidades e desenvolvam os seus talentos. Para os nossos séniores, promoveremos atividades físicas, sociais e recreativas como dança, passeios culturais e atividades lúdicas.

3. Desporto Adaptado - A inclusão é prioridade, por isso estabeleceremos parcerias com a Associação Portuguesa de Deficientes, criando oportunidades para que pessoas com limitações, fisico-motoras e/ou cognitivas, pratiquem desporto, promovendo, assim, a superação e integração.

32412rfgdsdgg.png

4. Valorização dos Artistas Locais - Vamos apoiar criadores, músicos, artesãos, fotógrafos, dando espaço que mostrem o seu talento e projetem a nossa "alma" e identidade além-fronteiras.

1234erwrfdsfsdf3.png

5. Tradições que Unem - O nosso objetivo é valorizar a cidade com novas e dinâmicas iniciativas culturais e recreativas. Será criada a RECECAO AO MIGRANTE, reforçada a Festa das Coletividades com PARTICIPAÇAO GRATUITA das Associações. O Mercado de Natal assumirá um caráter social e solidário. O Corso Carnavalesco contará ainda com maior envolvimento da cidade, tornando-se mais representativo.

image.png

Lourosa, é hora de MUDAR

Junta-te a nós por um futuro melhor. Vamos fazer a diferença por reformas e mudanças positivas para todos os cidadãos.

bottom of page